Governo alerta sobre AIDS e lança campanha Dezembro Vermelho nesta sexta-feira

Com o tema ‘Aids não aceita desculpas. Tem prevenção. Tem tratamento’, o Governo do Maranhão realiza, nesta sexta-feira (1º), às 10h, a abertura do Dezembro Vermelho, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ação ocorrerá no Hospital Presidente Vargas, referência no tratamento de pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana, o HIV. A
Redação
01 dez 2017
Compartilhe
WhatsApp WhatsApp WhatsApp
Comente

A campanha, além de alertar para a prevenção, também incentiva a realização do teste rápido para detecção do vírus

Com o tema ‘Aids não aceita desculpas. Tem prevenção. Tem tratamento’, o Governo do Maranhão realiza, nesta sexta-feira (1º), às 10h, a abertura do Dezembro Vermelho, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ação ocorrerá no Hospital Presidente Vargas, referência no tratamento de pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana, o HIV.

A campanha, além de alertar para a prevenção, também incentiva a realização do teste rápido para detecção do vírus. O Dezembro Vermelho mobiliza o país inteiro em torno da prevenção da Aids. O mês foi escolhido em razão do dia 1º de dezembro marcar o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Segundo o Ministério da Saúde, 827 mil pessoas vivem com a doença no Brasil.

Para ampliar a rede de cuidados, prevenção, diagnóstico e assistência, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, lançará quatro importantes eventos que serão sediados no Maranhão: III Congresso Maranhense de AIDS, I Congresso Maranhense das Hepatites Virais, II Conferência Estadual de Aids e II Seminário das Cidadãs Positivas do Maranhão).

No Hospital Presidente Vargas, durante todo o mês, serão realizadas atividades na Sala de Espera da unidade, distribuição de insumos e ação de testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Monitoramento

De acordo com o levantamento epidemiológico, o Maranhão notificou, em 2016, 1.387 casos de Aids, sendo 884 casos em pessoas do sexo masculino e 503 do sexo feminino. O índice parcial de 2017 (até junho) aponta 652 novos casos no estado. Pessoas entre 20 a 34 anos, maioria homens estão entre os mais infectados pela doença. O Ministério alerta para o aumento da doença, a partir de 2015, entre pessoas de 15 a 24 anos.

SERVIÇO

O quê: Governo incentiva prevenção da Aids com abertura da campanha Dezembro Vermelho.
Quando: Sexta-feira (1º), a partir das 10h.
Onde: Hospital Presidente Vargas – Rua 5 de Janeiro, nº 166 – Jordoa, São Luís.
Contato: Ascom SES (98) 3218-8731 / (98) 98413-4404.

Sugestões de sonora

– Superintendente de Atenção Primária em Saúde, Silvia Viana
– Diretora do Hospital Presidente Vargas, Leyna Melo Lima
– Público

Sugestões de imagens
– Testagem rápida
– Laços vermelhos
– Público presente no evento
*Não usar imagens de pacientes com HIV sem autorização

 

Deixe o seu comentário!

Rádio Mais FM