José Joaquim é eleito presidente do TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) elegeu, na manhã desta quarta-feira (04), o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos para presidir o Poder Judiciário no biênio 2018/2019. O magistrado confirmou o favoritismo, e venceu a desembargadora Nelma Sarney por 16 a 10. Teve um voto em branco.   O desembargador Lourival Serejo foi eleito
Redação
04 out 2017
Compartilhe
WhatsApp WhatsApp WhatsApp
Comente

Desembargador José Joaquim é eleito presidente do TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) elegeu, na manhã desta quarta-feira (04), o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos para presidir o Poder Judiciário no biênio 2018/2019. O magistrado confirmou o favoritismo, e venceu a desembargadora Nelma Sarney por 16 a 10. Teve um voto em branco.

 

O desembargador Lourival Serejo foi eleito vice-presidente. Concorreram a vice-presidência os desembargadores José Bernardo Rodrigues e Raimundo Barros, após os mais antigos renunciarem à disputa. Lourival Serejo teve 18 votos contra 8 de José Bernardo. O desembargador Raimundo Barros não teve nenhum voto. Houve um voto em branco.

 

A votação viveu momentos de tensão. O motivo da discussão era quanto se o local de votação seria no púlpito ou do próprio local por um pedido do desembargador Tyrone. Foi colocado em votação o pedido porque se questionou sobre a segurança do voto secreto. Ficou definido que votariam do local.

 

Ao fim da contagem dos votos, José Joaquim foi declarado eleito para o mandato.

 

O Desembargador eleito agradeceu a confiança de cada colega e o apoio dos familiares na realização do sonho de tornar-se presidente do Tribunal, no qual desenvolveu quase toda a sua carreira profissional, e disse que buscará, juntamente com as colegas eleitas, cumprir a missão de comandar o Judiciário. “Estaremos juntos buscando cumprir o dever de servos da Justiça e do povo do Maranhão”, pontuou.

 

José Joaquim é natural de São João Batista, Maranhão. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão no ano de 1978. Atuou como procurador fiscal da Prefeitura de São Luís de 1983 a 1986. Ingressou à magistratura em 1987, atuando na comarca de Riachão. Passou por várias cidades do interior maranhense, até exercer o cargo de juiz auxiliar em São Luís no ano de 1992. Palestrante reconhecido na área do Direito Penal, lecionou no Uniceuma e na Escola de Magistratura do Maranhão (Esmam).

Em 2006 ingressou ao Tribunal de Justiça, pelo critério de merecimento, na primeira votação aberta para escolha de desembargadores da história do TJMA.

Deixe o seu comentário!

Rádio Mais FM